quarta-feira, 6 de abril de 2016

“E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”




No dia 6 de abril, os professores do Clube Europeu promoveram a atividade "E SE FOSSE EU? FAZER A MOCHILA E PARTIR" dinamizada pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ).Esta iniciativa teve como objetivos a sensibilização das crianças e dos jovens para as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra, procurando proteção humanitária, refletir sobre o conceito de refugiado; levar os alunos a colocarem-se no lugar de refugiado e perceber o que quer dizer deixar para trás, ter de selecionar o que é mais importante e viver só com uma mochila numa jornada de perigos e de incertezas.Foi ampla a adesão, tendo os nossos alunos trazido as mochilas solicitadas com os objetos essenciais para a viagem. Houve que selecionar o mais importante a trazer, uma vez que estavam limitados ao espaço de uma mochila. Cada aluno justificou a inclusão dos diferentes objetos e no final debateu-se toda esta problemática do acolhimento.

Os alunos produziram ainda alguns textos e cartazes onde descreviam os itens importantes a incluir na bagagem. 




sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vamos Participar! “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir"

Atividade: “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir"


Tenta perceber o que quer dizer deixar tudo e partir como refugiados. Só com uma mochila. Nada mais.
O desafio é de nos colocarmos na posição "outro" e perceber o que esperaríamos encontrar como acolhimento.

Em casa:

Preparação das mochilas (colocar os pertences que considerem imprescindíveis).

Na Escola:

       Atividades (descrição)

Utilização dos recursos e materiais de apoio disponibilizados pela PAR – Plataforma de Apoio aos refugiados (notícias, vídeos, testemunhos de refugiados …)


  
Atividade prática:
  • Partilhar perante os colegas o conteúdo da mochila e justificar os pertences escolhidos;
  • Refletir sobre o que deixou para trás e que impacto terá para si;
  • Refletir sobre os efeitos da guerra;
  • Refletir e debater sobre o que gostaria de encontrar no país de acolhimento;
  • Concretização do compromisso de acolher bem aqueles que só trazem uma mochila consigo;
  • Fotografar as mochilas e divulgar à comunidade escolar o resultado final.